Administrar um condomínio é um trabalho que requer muito empenho e necessita de conhecimentos técnicos especializados. À vista disso, para executar práticas necessárias na gestão de condomínio torna-se imprescindível o papel de uma administradora de condomínio, que vai auxiliar o síndico com essa função.
Esse trabalho está ligado a várias responsabilidades que, constantemente, provocam dúvidas quanto às suas atribuições. Por isso, convido você para continuar essa leitura e entender mais sobre esse assunto.
Primeiramente, você sabe o que é uma administradora de condomínio?
A principal função da administradora de condomínio é assessorar e dar suporte ao síndico no que diz respeito à gestão de condomínio. Diante disso, é importante salientar que essas empresas não substituem o trabalho do síndico, mas dão assistência para que as atividades necessárias no condomínio sejam realizadas com o máximo de eficiência e qualidade.
Quais as responsabilidades da administradora de condomínios?
É importante que antes de procurar o serviço busque entender quais as funções condizentes com o papel da administradora. Então, vamos lá conhecer algumas das responsabilidades:
Dar suporte técnico administrativo e financeiro
Dentre as principais funções da administradora, no tocante à gestão administrativa e financeira, estão: definir o planejamento dos gastos e previsão orçamentária para avaliação das despesas condominiais.
Gestão de recursos humanos
Para o condomínio manter o seu funcionamento é necessário o trabalho de vários profissionais de diferentes áreas de atuação. Para tal, é de extrema importância que questões trabalhistas estejam dentro das conformidades legais, com isso, a atividade de contratação, demissão e pagamentos dos funcionários passa ser de responsabilidade da administradora.
Administração de questões jurídicas
Oferecer consultoria tributária, fiscal e trabalhista também é uma das atribuições da administradora. Porém, é importante ressaltar que, não faz parte das suas funções prestar serviços jurídicos, pois esse tipo de trabalho é feito diretamente com um advogado, que de preferência, seja um profissional especializado nessa área.
Como contratar e quais critérios utilizar ao contratar administradora dominial?
Existem vários tipos de contratação, como: representação de condomínio, assessoria, consultoria, ou até contratar um síndico profissional. É aconselhável que busque entender quais são as reais necessidades do condomínio, para que assim encontre o perfil mais apropriado.
Além do mais, independente da forma de contratação é indispensável legalizar a contratação através de um contrato onde esteja descrito de forma detalhada as obrigações de cada uma das partes.
Acerca dos critérios que devem ser utilizados na contratação da administradora, é necessário que seja feita uma avaliação criteriosa, avaliando tais questões:
– Tecnologias utilizadas
A melhor escolha é contratar administradoras modernas e que acompanhem as tendências de tecnologia do mercado. Visto que, os novos recursos vão trazer maior otimização nos processos, diminuindo o tempo das demandas rotineiras.
Nós da Seguro Segurança oferecemos um aplicativo que auxilia na gestão de condomínios. Nele é oferecido um sistema financeiro completo, podendo gerenciar inadimplências (podendo criar uma régua de cobrança eficiente), fazer emissão de nota fiscal e receber boletos e cartão de crédito.
– Idoneidade financeira
É importante buscar se há existência de processos judiciais, protestos e negativações contra a empresa.
- Indicação
Busque referências sobre a empresa, dessa forma você vai conhecer com maior propriedade o serviço prestado e se a empresa possui respaldo no mercado.
Conforme tudo que foi citado acima, podemos perceber a importância do serviço de uma administradora de condomínios. Aqui na Seguro Segurança você poder contar com certeza que contratará um serviço de qualidade!
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